Reflexões do Camino

A segunda etapa do meu período sabático começou: The Camino, o tão famoso caminho para Santiago de Compostela saindo da França. 
Como é bom andar, pensar, refletir sobre a vida, ouvir música, conhecer pessoas, saber suas histórias e estar aberta para compartilhar a minha também.
Ontem uma pessoa me perguntou o porquê eu estava fazendo o caminho e coincidentemente vinha pensando nisso enquanto caminhava até aquela cidade. 
Coincidentemente também havia há pouco lido um livro que me ajudou a encarar de frente o meu momento e a entender um pouco mais aquilo que estava fazendo.(O livro é “A Sútil Arte de Ligar o Foda-se” - bem legal, por sinal!)
Estou num processo de mudança de valores!
Nos últimos anos trabalhando, vivendo a vida “padrão”, na onda do consumismo, da vida corrida, sem tempo para nada, comecei a buscar tempo para refletir sobre a vida. Na verdade, comecei a fazer trilha, e pensar e discutir sobre a vida acabaram se tornando consequências.
Comecei a pensar “Por que não viver essa experiência? Por que não arriscar agora que não tenho ninguém dependendo de mim? Por que não...?” E assim eu vim parar aqui! 
Lendo o livro comecei a refletir no exercício que estava fazendo no sabático e ainda com mais intensidade no Caminho de Santiago. Comecei a perceber que estava abrindo mão de luxo, de compras, de consumismo, moda, exageros e etc. Comecei a ver que estava buscando uma vida mais simples e gostando disso, sendo feliz assim, valorizando aquilo que realmente importa. Comecei a perceber que estava buscando mudar o meu valor de vida, buscando um estilo mais “simple life”, até quase minimalista (que aqui no caminho se torna necessário, até porque tudo que preciso para viver os próximos 2 meses precisa caber na mochila de menos de 30L e eu preciso carregá-la nos quase 900km que tenho pela frente).
Hoje comecei a lembrar de uma reflexão que li em “Sapiens” que nos faz, “homens”, sermos diferentes dos demais animais: a capacidade de pensar a longo prazo, se preocupar com o futuro. 
Lógico que é ótimo isso, temos que nos preocupar sim, e aliás, é o que nos faz sermos uma raça tão especial. O fato é que antes, na minha vida padrão, vivia pensando sempre, sempre preocupada com o amanhã, com o futuro. 
Um dia me dei conta como o “amanhã” não existe. (Não me levem a mal, até porque essa reflexão é bem clichê.) Mas façam uma reflexão, o quanto vivemos preocupados em como será o nosso futuro, tudo que temos para fazer porque o tempo está passando, e o quanto esquecemos do hoje, do agora.
Começando a olhar de forma diferente para minha vida, aproveitando mais o presente, vi que o que mais me trazia felicidade eram coisas simples, estar com pessoas queridas, passar por perrengues e depois olhar para traz e dar risada do que aconteceu, estar em contato com a natureza, sentir que posso fazer diferença na vida de alguém... (coisas assim).
Agora eu mesma me questiono: “mas se estar com as pessoas que mais amo é o que me faz feliz, por que estou num sabático e tão longe?”
O fato é que eu precisava desse momento para mim, estar aqui é uma oportunidade e tanto. Tenho a possibilidade de viver da forma como eu quiser, conhecer outras culturas, lugares e pessoas, fora da minha bolha. Estando aqui eu descobri que eu não preciso ligar para o que as pessoas ao redor de mim pensam sobre minha forma de vestir, de viver, ou o que eu trabalho. 
Não sei se é do Brasil, ou se é uma realidade de cidade pequena, ou mesmo se é da minha cabeça, da forma como eu até então enxergava o mundo... mas é outra coisa que sinto que preciso mudar: (desde que eu não infrinja o direito do outro) foda-se o que pensam sobre mim! 
Eu quero sim ser uma pessoa especial, mas para mim, para as pessoas que eu amo, que estão ao meu redor, fazendo o bem para elas, sendo amiga quando precisam de mim, sendo conselheira, um ombro de vez em quando, ou mesmo uma mão quando precisarem de uma forcinha! E assim vou seguindo, vivendo o presente e não ligando para o que os demais acham ou deixam de achar! Assim vou seguindo, tentando mudar meus valores e viver de forma mais simples e feliz, buscando uma razão para viver, um significado para estar aqui!
Acho que por hoje, pela primeira semana de reflexão no Camino, já está bom!
Até breve! ❤️

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E como vai ser?

Saint Andrews 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

Islândia 🇮🇸